Tirando a poeira dessa casinha virtual que ficou abandonada nas últimas semanas. Voltei de viagem no último domingo com energias renovadas e muuuuitas fotos para editar. Fiz um intervalinho nas edições para compartilhar algo que descobri recentemente. Primeiro, deixa eu contextualizar. De vez em quando eu ando pelo meu bairro e vejo uns camarins e uma equipe gravando algum vídeo. Inclusive, em frente à porta do meu prédio fica um apartamento que direto é usado como locação. Sempre fico curiosa para saber o que eles estão gravando e ontem eu finalmente descobri que existe uma grande empresa de produção de filmes aqui em Kiev chamada Radioaktive Film. Ela produz cinema, programas de TV, comerciais, videoclipes e fotos para clientes espalhados pelo mundo e possui locações na Ucrânia, Geórgia e Kazaquistão. Nesse post vou focar apenas nos videoclipes porque fiquei bem surpresa ao descobrir que eles foram feitos aqui.
MØ – “Kamikaze”
Filmado nas redondezas de Kiev, o vídeo da música “Kamikaze” tem uma estética baseada nos estereótipos dos países ex-comunistas. Ainda existe carro do período soviético circulando pelas ruas? Sim, mas eles circulam ao lado de vários carros caríssimos e modernos. E isso é uma das coisas que mais gosto nessa cidade, ela é uma mistura de decadência com modernidade. Se você prestar atenção no fundo em 1:56, vai ver uns banners escritos em cirílico (Автосервис), porém a imagem está espelhada ou os carros estão passando atrás deles.
Foals – “What Went Down”
As cenas do cara sem camisa foram filmadas no bairro Troieshchyna (Троєщина) segundo esse artigo aqui. E realmente rola uns cachorros de rua aqui que é bom tomar cuidado mesmo. Eu quase fui mordida por um há alguns meses, mas dei sorte e ele só puxou meu casaco. #obrigadauniverso
Tame Impala – “Let It Happen”
Segundo o mesmo artigo citado acima, a banda Tame Impala tem um outro clipe filmado aqui. O nome da música é “Solitude is Bliss” e também aparecem placas escritas em cirílico ao fundo. Já o vídeo acima foi filmado no aeroporto Boryspil.
Hurts – “Beautiful Ones”
O clipe mais recente da dupla britânica Hurts foi filmado aqui no ano passado quando eles vieram fazer um show em março. Eu fui nesse show e lembro do Theo (vocalista) falando que tinha feito um clipe muito legal em Kiev naquele dia. Demorou um tempão para sair esse vídeo, mas ficou bem legal. Porém, talvez o Theo tenha destruído o coração de várias ucranianas ao intepretar uma transsexual. Esse outro clipe da dupla também foi feito aqui.
Years & Years – “Shine”
Conheci essa banda por indicação do Rafa Maciel (Guri in London) que faz passeios guiados em Londres e eu tive oportunidade de conhecê-lo quando fui para lá no ano passado. Contei mais nesse post.
DJ Shadow feat. Run the Jewels – “Nobody Speak”
Esse eu assisti por curiosidade porque não curto o estilo do artista, mas que o clipe é legal, isso é. E reflete bem o momento atual da política em vários países.
Onuka – “Vidlik”
Não poderia faltar um clipe de uma artista ucraniana neh? Esse clipe foi produzido pela Radioaktive Film, mas não aparece a cidade. Já falei da Onuka nesse post e ela tem vários clipes legais. Sugiro especialmente o da música “Misto” onde Kiev aparece bastante, já que a letra da música fala exatamente da cidade, місто em ucraniano.
A Ucrânia é um país cheio de locações incríveis para vídeo e fotografia e o custo médio da hora trabalhada é de 54,6 UAH (U$ 2,00) de acordo com o próprio site da produtora de filmes. Além disso, as leis da Ucrânia são bem mais permissivas do que em outros países e com certeza isso facilita a produção de imagens em certas locações. Tudo isso aliado ao fato de que há muita gente talentosa por aqui explica o motivo desses artistas terem contratado a Radioaktive Film para produzir seus videoclipes.
Eu descobri tudo isso graças à atriz Mayim Bialik (a Amy Farrah Fowler do The Bing Band Theory) que esteve em Kiev essa semana para um trabalho e postou algumas fotos no instagram. Se quiser conferir fotos de behind the scenes, dá uma olhada no instagram da Radioaktive Film.
Fonte da imagem: Evening Standard
[…] minas nessas motos. Era filme, série, campanha publicitária, videoclipe? Não sei. Já contei nesse post que eu vivo me deparando com equipes de filmagem pelas ruas da cidade e descobri que vários […]
[…] eventos corporativos e esportivos, além de uma ótima locação cinematográfica. Já falei nesse post aqui que vivo me deparando com equipes de filmagens pelas ruas de Kiev e esse lugar é um dos […]