Comentei nesse post que nunca tinha pegado o tram em Kiev, mas essa semana eu vivi essa experiência pela primeira vez. Eu já tinha usado o tram de Lviv para visitar o cemitério, mas o de Kiev ainda era novidade pra mim. Até que minha amiga brasileira me convidou para um passeio pela floresta com o grupo de mulheres expatriadas da qual ela faz parte (depois escrevo um post sobre esse grupo). Eu já sabia que o tram ia até essa floresta, mas ficava desanimada de ir pra lá sozinha, então esse convite foi a oportunidade perfeita para aproveitar o início da primavera.
Para chegar lá é só pegar o tram número 12 que sai da Kontraktova Ploshcha e a última parada dele é na пуща водиця (pushcha vodítsia) que é a floresta. O bilhete custa 3UAH (12 centavos de dólar) e você pode comprá-lo dentro do tram ou no guichê que fica do ladinho da estação. Dentro do tram você valida o bilhete em qualquer um dos furadores que ficam entre as janelas. A viagem dura um pouco mais de uma hora e eu fui em pé durante todo o trajeto, pois há poucos assentos e muitos idosos. O tram é lento e para váááááááárias vezes, mas é bom porque você vai vendo a cidade, ao contrário do metrô.
Na foto acima dá pra ver o furador de bilhete acima da cabeça do senhorzinho. É naquela coisinha amarela que você encaixa seu bilhete e puxa a alavanca para furar. Quando o fiscal passar, é só mostrar o bilhete furado que está tudo certo. Esse esquema eu já sabia porque em Lviv é exatamente igual.
Bom, assim que chegamos, resolvemos parar num café que fica a poucos metros do ponto onde o tram para. Logo que entramos nos deparamos com uma banheira que tinha uns jabutis dentro como parte da decoração?! Acima da banheira tinha umas gaiolas com periquitos e em outro canto tinha uma iguana (acho que era, desculpa, meu conhecimento de animais não é muito vasto). Sem comentários gente, coisas da Ucrânia. Enfim, sentamos e pedimos café antes de seguir para a floresta propriamente dita.
A floresta está localizada atrás do café e seguimos caminhando, conversando e tirando fotos por um bom tempo até chegarmos numa pequena praia que se forma em volta de um lago. Os locais gostam de passear por ali e fazer churrasco quando o tempo está bom. Como fomos em dia de semana, estava vazio. Mas imagino que no fim de semana deva ficar bem movimentado, especialmente agora que o inverno acabou de verdade. Acredito que essa área deva ficar bem bonita quando neva também. Quem sabe eu crie coragem para ir lá no inverno fazer umas fotos neh?
Para voltar preferimos pegar um táxi, pois uma das mulheres do grupo estava com o bebê e ele já estava com fome. Mas dá pra voltar no mesmo tram número 12 que para no mesmo local de onde partimos, a Kontraktova Ploshcha. Dá pra chegar nessa floresta de carro também e leva bem menos tempo, mas perde muito do charme do passeio num bonde antigo. Fica a dica para quem estiver por Kiev e quiser fugir dos passeios altamente turísticos.
Que delícia ir explorar novos lugares, adorei esse.. e fiquei com vontade de pegar o tram aí! Fico encantada com esses trams super antigos e ainda em funcionamento. E como não fica de boca berta com o valor dessas tarifas? É muito barato!
Foi um passeio bem agradável, Taís. E as tarifas são mesmo muito baratas, dá pra passear muito gastando pouquíssimo.
Que delícia de passeio e de fotos (lindas como sempre)! O seu blog mudou a minha visão sobre a Ucrânia (que era bem ignorante, confesso). Um café com uma iguana, periquitos e jabutis!? E o preço da passagem, que preço bom, que preço amigo. O charme do disco empoeirado (e a vontade de passar um paninho de microfibra nele, haha).
Obrigada, Izzy! A maioria das pessoas sabe muito pouco sobre os países do leste europeu e eu aprendo muito por aqui e gosto de compartilhar. Quanto ao disco, essa poeirinha deixa a gente louca neh? Hahhahahah não ganhou o selo Mônica Geller de aprovação.
Hahaha! Tive que voltar aqui para rir do “selo Mônica Geller de aprovação”! : )
Mas que coisa mais linda é a Ucrânia! Eu adoro esses lugares remotos cheios de natureza, ia curtir bué essa floresta (e brincar com as tartarugas do café, não posso ir em lugar que tenha animal). Que bom conhecer seu blog e ter a oportunidade de conhecer melhor o leste europeu. ♡
ai que daora. e essa árvore da penúltima foto? lembrei de avatar haha
Muito amor por esses lugares com árvores altas, deve ficar muito mais maravilhoso com neve, volte simmm! hahaha ♥
[…] As fotos acima são do Túnel do Amor, outro lugar que fez parte da road trip. Abaixo, uma foto da floresta que visitei há algumas semanas e contei como foi esse passeio no post anterior. […]
Вітаю Алесандра Араужо. Por que você quis viver na Ucrânia? Qual a sua profissão?
Oi Leonardo, eu vim morar na Ucrânia porque meu marido foi removido pra trabalhar em Kiev.
[…] tal grupo de expatriadas que também atua como ong em Kiev. Fui porque queria fotografar e escrever um post aqui para o blog. Na época, ainda estava em busca do meu estilo de edição. As fotos acima foram reeditadas com […]
Que delicia de passeio! Vou seguir suas dicas e farei! Obrigada 😍
Por nada! 🙂