O terceiro dia do roteiro foi feito num domingo e começamos pela visita ao Pinchuk Art Centre. Eu e marido ainda não tínhamos conseguido entrar no Pinchuk e esta foi uma ótima oportunidade. Em novembro, nós combinamos de ir lá, mas acabamos participando de uma performance da artista chilena Pilar Quinteros e eu contei como foi essa experiência nesse post. Esse museu de arte contemporânea está localizado no complexo de entretenimento Arena e tem entrada gratuita. Além da exposição que está lá no momento, há obras permanentes do fotógrafo Andreas Gurski, Jeff Koons e Damien Hirst. Foi bem legal conhecer o museu e eu comprei um livro muito interessante sobre Kiev com informações que serão devidamente compartilhadas por aqui.
Logo em frente ao Pinchuk fica um mercado bem famoso de Kiev, o Bessarabskiy Rynok e demos uma passadinha lá assim que saímos do museu. Claro que minha amiga não perdeu a oportunidade de provar caviar, já que os vendedores quase te obrigam a fazer isso hahaha. É brincadeira, mas que eles são insistentes, isso é fato. Depois fomos caminhando pela Khreshchatyk até chegar na Maidan. A rua fica fechada para os carros aos fins de semana e as pessoas ficam passeando por ali. Por isso programei de fazer esse passeio no domingo, pois é uma boa maneira de observar as pessoas e sentir o clima da cidade.
A Maidan está sempre assim, cheia de flores e lanternas em memória às pessoas que foram assassinadas durante os protestos do ano passado. A foto acima é um detalhe do enorme brasão de armas da Ucrânia formado por milhares de lanternas no meio da praça. Abaixo, um detalhe da escultura que representa a nova Ucrânia, feita pelo artista francês Roti (clique aqui para ver um pequeno documentário sobre o processo de criação dessa escultura). As flores e lanternas também estão espalhadas por essa escultura e eu amei esse detalhe da frutinha estrategicamente colocada na mão dela. Essa frutinha se chama kalina e faz parte da cultura ucraniana. É um símbolo tradicional de amor e beleza e por isso, costumam fazer parte da decoração das mesas de casamento.
A foto que abre o post é de uma escultura que representa os irmãos descobridores de Kiev. A cidade leva o nome do irmão mais velho, Kyi (em inglês o nome da cidade é Kyiv) e outros pontos da cidade levam os nomes dos outros três: Shchek, Khoryv e Lybid, a irmã mais nova. E deve ter dado pra perceber que eles também estão insatisfeitos com as atitudes do Putin neh?
Bom, depois de explorar todos os cantinhos da Maidan, tivemos que comer rapidinho no McDonalds porque iríamos fazer um passeio guiado que começava às 16hs e o horário já estava bem apertado. No próximo post contarei como foi esse passeio guiado que começou pela Maidan.
[…] ao que fizemos no primeiro dia. Clique nos links para ler sobre os outros 4 dias do roteiro: dia 2, dia 3 – parte 1, dia 3 – parte 2, dia 4 e dia 5. A Pechersk Lavra, também conhecida como Mosteiro das […]
[…] Pintchuk Art Centre e Maidan Nezalezhnosti […]
[…] é de uma praça próxima ao Kremlin e quando vi essas cúpulas com as fontes iguaizinhas às da Maidan Nezalezhnosti, pensei: “só falta ter um shopping embaixo” e advinha? Tem um shopping embaixo! hahaha […]