Cultura, Kiev

Passeio guiado pelo Khreshchatyk Park

March 19, 2015

Comforme comentei no último post, no terceiro dia do roteiro tínhamos uma visita guiada marcada para as 16h. Além de passar por prédios históricos, boa parte desse passeio é feito dentro do Khreshchatyk Park, por isso darei mais ênfase a esse local, até porque foi a parte que achei mais legal. Esses passeios são gratuitos e acontecem todos os dias às 12 e às 16h. Para obter mais informações, é só clicar aqui. São 3 horas de caminhada, então você precisa ter bastante disposição, pernas saudáveis e fôlego porque Kiev é formada por vários morros, então há muitas subidas e descidas durante o trajeto.

A foto que abre o post é de uma escultura que fica do lado direito do Arco da Amizade entre as Nações e representa os cossacos, povo nativo da Ucrânia. Em ucraniano, “kozaky” significa aventureiro, homem livre. Reparem o tamanho das pessoas em relação à escultura. Deu pra perceber o tamanho dela neh? Toda essa imponência é encontrada em vários outros pontos da cidade.

_DSF5193

_DSF5197

Eu já tinha ido uma vez ao Khreshchatyk Park, mas eu fiz um outro trajeto, então a maior parte dos locais que a guia mostrou pra gente era completamente desconhecida pra mim. Logo na entrada do parque, ao redor do arco, tem um parque de diversões e a guia chamou a atenção para uns avestruzes que tinha ali e eu não tinha visto da outra vez que fui lá. Esse parque tem uma ótima vista da cidade e do rio Dnipro. Nesse dia, estava cheio de gente e era até difícil de apreciar a vista.

Bom, depois de subirmos uma escada enoooorme, demos de cara com essa escultura de sapo da foto acima. Daí a guia explicou que as pessoas costumam passar a mão e colocar uma moedinha na boca dele para atrair saúde. Lógico que a gente foi lá e esfregou bastante a boca do bicho, momento esse devidamente registrado na foto acima.

_DSF5204

_DSF5207

Mais à frente, encontramos essa escultura de árvore que, segundo a lenda, seria a árvore dos desejos. Nossa guia foi preparada com uma tesoura e uma fita amarela que a gente deveria amarrar na árvore enquanto fazia o pedido. Ela deu um pedaço de fita pra cada uma e nós amarramos a fita amarela gritando: “queremos ser RICAAAAAS!!!”. Hahahahahhahahahaha Ninguém deve ter entendido nada. Fato é que no dia seguinte nós fomos num restaurante rico e fino que merece um post só sobre ele. Portanto, acho que a árvore funciona mesmo hehe.

OBS: Eu não sei quem é a moça da foto, mas ela estava lá fazendo pose e eu fotografei merrrrrmo!

_DSF5214

_DSF5211

Seguimos a caminhada pelo parque e passamos pelo estádio do Dynamo de Kiev, onde acontecem shows além dos jogos de futebol. Passamos também pelo heliporto que o ex-presidente Viktor Yanukovych mandou construir e nunca usou e agora está lá abandonado… Até chegarmos a uma ponte chamada de “ponte dos apaixonados”. Assim como na Pont des Arts em Paris, os apaixonados colocam cadeados para que o amor dure pra sempre. Mas gateiro que é gateiro acaba prestando atenção é no desenho de gatinho que fizeram no corrimão da ponte (=^.^=). A guia explicou que aquele lugar também é muito utilizado como locação para fazer fotos de noivas. De fato é um lugar romântico e tinha vários casaizinhos ali por perto e eu consegui flagrar um deles.

Saindo de lá, ainda passamos por outros locais importantes, mas não tão interessantes quanto o parque. Estava um dia bem bonito e as pessoas estavam felizes porque foi o primeiro fim de semana de sol e clima mais ameno depois de meses de muito frio. A guia que nos acompanhou era fofa, mas meio tímida e ao final ela contou que era a estréia dela como guia e agradeceu por termos demonstrado interesse durante o passeio. Demos 100 grívnias pra ela que ficou super feliz e perguntou se podia nos dar um abraço. Claro que a gente deu neh e depois eu fiquei pensando que talvez deveríamos ter contribuído com mais grana… Só tinha a gente e mais um cara, o que eu achei até bom. Não gosto muito quando fica muvucado demais. Meu marido acabou não acompanhando a gente porque ele já tinha feito esse tour antes de eu chegar em Kiev.

E aqui termina o relato do que fizemos no terceiro dia do roteiro. Mas aguardem que farei mais posts sobre os lugares que visitamos nos outros dias.

You Might Also Like

  • Bárbara Hernandes March 20, 2015 at 12:32 pm

    Sensacional! Ri muito da parque em que vocês disseram “quero ser ricaaa”! Acho que eu teria dito algo parecido! hahaha
    E os avestruzes! Que fofos!