Skjolden foi o terceiro lugar que visitamos na Noruega durante o cruzeiro pelos fjords. Essa vila está localizada no Sognefjord, o maior fjord navegável do mundo. Com mais de 200km de comprimento, esse fjord era considerado a mais importante rota comercial há 1200 anos. Por volta da metade do século XIX, aventureiros descobriram a beleza magnífica da área e logo os turistas começaram a visitar a pequena Skjolden. Para explorar esse maravilhoso cenário norueguês, compramos uma excursão oferecida pelo navio que custou cerca de 200 doletas por pessoa. Essa foi a maior parada da viagem e o passeio durou 7 horas. Levando em conta que esse preço incluía o almoço (com sobremesa!), achei o valor bem justo.
Nossa jornada começou às 10h30 a bordo de um ônibus que nos levou para as montanhas pela rota turística nacional Sognefjellet. A primeira parada foi nas montanhas Hurrungane que ainda estavam cobertas de neve apesar de já estarmos na primavera. Não sei se essa neve toda chega a derreter no verão porque nem estava frio e a neve estava lá firmezinha. Levei jaqueta, mas nem precisava e acabei passando calor depois. A neve da cidade é uó, mas a neve das montanhas é só amor.
Essa neve é aquela perfeita para fazer boneco de neve porque ela não desmancha. Repara na foto onde eu estou segurando uma bolinha de neve: ela não sujou minha mão, não derreteu nada. É uma neve sequinha, completamente diferente da neve molhada que eu vejo no inverno de Kiev. Rafa até se animou a deitar na neve, momento devidamente registrado na foto acima. Perdeu a oportunidade de fazer o anjinho, mas tudo bem. Devo confessar que nem sei como essas fotos prestaram porque eu não estava enxergando nada. Era tudo tão branco que eu não conseguia ver direito a foto no visor da câmera.
O passeio inteiro foi feito dentro do Parque Nacional Jotunheimen que possui uma área de 1151km². Ao longo de todo o caminho pudemos apreciar paisagens impressionantes com inúmeras cachoeiras e vales cor de esmeralda. Em uma das paradas visitamos o museu das montanhas norueguesas Norsk Fjellmuseum onde vimos peças arqueológicas encontradas nas montanhas por onde passamos. Próxima ao museu fica uma igreja de madeira na pequena vila Lom, construída no ano de 1158. A Noruega é o único país no norte da Europa onde as igrejas de madeira permaneceram intactas. Acabei nem entrando porque não sou muito fã de igreja, preferi ficar nos arredores apreciando o cemitério que tem em volta dela.
Paramos para almoçar no restaurante do Hotel Fossheim onde provamos o delicioso salmão norueguês seguido de uma sobremesa com frutas vermelhas. Após o almoço voltamos para a estrada e ainda fizemos uma parada antes de voltar para o navio e conhecemos a Asafossen Waterfall. A Noruega é frequentemente chamada de “a terra das mil cachoeiras” e em Skjolden eu entendi o porquê de a chamarem assim. Realmente há muuuuitas cachoeiras, especialmente nessa área.
E assim terminou nosso passeio pelo Sognefjord e a vila Skjolden. Voltamos para o navio e seguimos viagem rumo à próxima cidade. No próximo post contarei como foi a última parada desse cruzeiro pelos fjords noruegueses. Caso queira saber como foram as duas paradas anteriores, é só clicar aqui e aqui.
ai, Alê! que lugares lindos, fotos lindas! e aquela foto do Rafa deitado na neve, fiquei pensando: não tava frio?! ele tava só de camiseta, me imaginei congelando ali, hahahahaha.
Oi Kah! O lugar é bem lindo mesmo, difícil fazer foto feia lá. A neve estava geladinha sim, mas ele deitou rapidinho, só o tempo de eu fotografar mesmo. 🙂
Lindo lindo lindo! <3
Demais neh, Katarina? 😃
Cara, eu fiquei apaixonada pela Noruega e espero muito poder voltar um dia pra conhecer os fjords, ver mais montanhas, etc. E as fotos de vocês são sempre espetaculares, amo demais!
O cenário da Noruega é realmente de cair o queixo, Bárbara. Espero que você tenha a oportunidade de voltar lá para conhecer os fjords porque vale a pena a experiência de ver tudo ao vivo.
Esses lugares pequeninos na Noruega e de fazer a gente se apaixonar mais ainda. Suas fotos são maravilhosas, Alê, faz com que a gente tenha vontade de se teletransportar pro lugar e também pendurar num quadro de casa.. sério!
Tô super atrasada com as postagens e to tentando ler tudo aqui, até fiquei triste que o proximo já é da última parada :'(
Fiquei bem feliz com seu comentário, Taís! As paradas nas cidades eram tão rapidinhas que eu nem sei como conseguimos fazer fotos decentes. Acho que foi o lugar que ajudou, já que era meio impossível fazer foto feia lá.
Que fotos incríveis Ale, fico imaginando a lindeza que é esse lugar, e imagino também como deve ser caro chegar aí, hahaha
eu achei a Noruega incrível, mas que lugar caro, meu senhô! Beijos <3
Flávia, de navio até que sai bem em conta e navegar pelos fjords é bem legal. De fato a Noruega é bem linda e cara, mas vale muito a pena conhecer. Beijos!