Se você quer conhecer um pouquinho da Ucrânia sem sair de casa, eu vou indicar 4 filmes feitos em terras ucranianas para você se divertir. Os dois primeiros filmes são muito bons e vale muito a pena assistir, o terceiro é bem famoso, então talvez você já tenha assistido e o último é um documentário, ou seja, realidade pura. Vou falar um pouquinho sobre cada um e deixar os trailers para vocês conferirem. Prometo não dar spoiler!
Everything is illuminated (2005): Vou começar pelo mais leve dos 4. Essa adaptação do livro de Jonathan Safran Foer (o mesmo que escreveu “Extremamente Alto e Incrivelmente Perto” que também virou filme) conta a história de Jonathan, interpretado pelo ator Elijah Wood. O jovem judeu americano vai até a Ucrânia em busca da mulher que salvou a vida de seu avô na Segunda Guerra Mundial. O guia que o auxilia nessa aventura é interpretado pelo ator e cantor ucraniano Eugene Hutz, vocalista da banda Gogol Bordello. A bordo de um Trabant, Alex (o guia), seu avô “cego” e sua cadela partem de Odessa rumo à Lviv para buscar Jonathan na estação de trem. De lá os quatro seguem para Trachimbrod, o vilarejo onde vivia o avô de Jonathan. O filme tem um tom de comédia alternado a alguns momentos dramáticos e a fotografia é bem boa. Algumas partes do filme foram gravadas na República Tcheca, mas outras foram realmente feitas na Ucrânia. Valeu muito a pena só ter assistido esse filme agora porque ele fez muito mais sentido pra mim, já que estou morando no país onde a história se passa. No Brasil, o título é “Uma vida iluminada” e eu não consigo entender o porquê de mudarem os nomes dos filmes em português. Enfim. Assista o trailer aqui embaixo.
East/West (1999): Esse aqui é mais dramático. Após a Segunda Guerra Mundial, os cidadãos soviéticos que viviam no exterior tiveram a oportunidade de voltar para a União Soviética para fazer parte da reconstrução pós-guerra. Muita gente continuou vivendo no exterior, mas várias pessoas estavam ansiosas para voltarem à sua terra natal. O filme conta a história de uma família que aceitou esse convite e saiu da França para viver na Ucrânia. O que eles não imaginavam era que esse convite fazia parte do plano tático de Stalin. O drama começa logo que eles desembarcam em Odessa e depois continua em Kiev. Catherine Deneuve interpreta uma atriz que faz uma apresentação em Kiev e acaba sendo uma peça-chave na história dessa família. O filme é baseado em fatos reais e não mostra tanto a Ucrânia, mas é legal para ter uma ideia de como era viver na União Soviética durante o regime stalinista. O título em português é “Vida Prometida” e o trailer está aí embaixo.
House of Flying Daggers (2004): Eu nunca tinha parado para assistir esse filme do início ao fim porque não faz muito o meu estilo, mas quando descobri que ele foi filmado aqui na Ucrânia, aí eu tive que dar uma chance. Digamos que é um filme romântico com toques de artes marciais. Mas o que me fez prestar atenção até o final foi a fotografia, definitivamente. A paisagem e a luz são simplesmente maravilhosos! Boa parte desse filme foi feita nos Cárpatos Ucranianos, mais especificamente no Hutsul Region National Park. A equipe passou 70 dias na Ucrânia, com base na cidade de Kosiv. Eu cheguei aqui no outono e sei o quanto é bonito. Nesse filme dá pra ter uma ideia de que o que eu estou dizendo é verdade. As gravações ocorreram em 2003 e, naquele ano, a neve resolveu chegar bem antes do previsto e o diretor aproveitou esse fenômeno nas filmagens. A luta final foi toda filmada embaixo de uma tempestade de neve. Já as cenas do bambuzal foram feitas na China e são tão belas quanto as dos Cárpatos. No Brasil, o título é “O Clã das Adagas Voadoras”. Confira o trailer logo abaixo.
Maidan (2014): Esse é um documentário que retrata a revolução Euromaidan do ponto de vista de quem estava participando dos protestos contra o regime do então presidente Yanukovych. O filme mostra o progresso da revolução durante o inverno de 2013/2014, desde o momento pacífico no início até a batalha sangrenta em que se transformou a Maidan Nezalezhnosti em Kiev. Me surpreendi ao descobrir que tem esse filme no Netflix americano. Confira o trailer abaixo.
E aí, já conheciam esse filmes? Caso assistam, me contem nos comentários o que acharam.
Aquele livro sobre “comer animais” é do Foer. Foi o que me fez ler!
Sim, mas esse livro não tem nada a ver com os outros dois. Já assisti as duas adaptações, agora tenho que ler os livros.
Destes eu só assisti ao primeiro. Eu amei. Um dos filmes mais lindos que já vi. A trilha sonora também é excelente. Vou ver onde consigo encontrar os outros três 🙂
Muito lindo neh Ana? Entrou pra minha lista de preferidos. Os dois últimos filmes estão no Netflix americano. O “East/West” é um pouco mais difícil de achar, mas tem torrent dele.
[…] Everything is illuminated (2005): Já falei sobre esse filme nesse post. Lógico que uma road trip pela Ucrânia tinha que fazer parte dessa lista. Além disso, o filme é […]
[…] que é a melhor produção sobre a Euromaidan que eu assisti até agora. Já tinha comentado nesse post sobre o documentário “Maidan” que também está disponível na Netflix, mas ele não […]
[…] na Ucrânia e foi o que me levou a assistir o filme logo que me mudei pra cá. Escrevi sobre ele nesse post. A adaptação foi feita com base em apenas uma das três partes do livro. O filme é bem mais […]
[…] conheciam a cena das escadarias de Odessa? Para ler mais posts sobre a Ucrânia no cinema, clique aqui, aqui e […]