O tema de abril do projeto 6 on 6 é arte de rua, street art ou вуличне мистецтво em ucraniano. Para quem não conhece o projeto, basta clicar aqui para ler o post onde explico como ele funciona. O tema desse mês veio bem a calhar porque eu já estava querendo fazer um post sobre arte de rua da Ucrânia. Depois de 6 meses morando em Kiev, eu já descobri alguns tesouros, mas ainda há muita coisa para descobrir. Vou compartilhar nesse post uma pequena amostra das minhas descobertas com as devidas informações relacionadas a elas.
A foto que abre o post já apareceu aqui recentemente. O responsável por essa fofura é um jovem escultor de Kiev chamado Constantin Skretutsky. Ele precisou de 600 garfinhos de plástico para construir o gatinho que está em uma das árvores da praça que fica ao redor do Zoloti Vorota. Foi esse mesmo escultor que fez o “Hedgehog in the fog” que também apareceu por aqui no post sobre Zoloti Vorota.
Além de esculturas, há vários graffitis espalhados pela Ucrânia. A foto acima é de um graffiti em Lviv, assinada pelo artista #Sociopath e já apareceu aqui no blog quando contei sobre o fim de semana que passamos lá.
As obras acima também já apareceram por aqui, mas essas fotos são inéditas. A escultura do artista francês Roti já apareceu aqui e aqui. O título dela é “Nova Ucrânia” e foi um presente de natal que o artista resolveu dar ao país no ano passado, durante os protestos na Maidan. Seguindo a mesma temática, o mural intitulado “Renaissance” também foi feito no ano passado pelos artistas Aleksey Kislow e Seth Globepainter. A jovem moça representa a Ucrânia segurando o futuro em sua mão, representado pelo garotinho. As duas obras simbolizam o sentimento de esperança e renovação presente no povo ucraniano. Em 2013, o ucraniano Aleksey Kislow e o francês Roti trabalharam juntos em um mural lindo que eu ainda não descobri onde fica, mas assim que eu descobrir, venho aqui compartilhar com vocês.
O mural da foto acima se chama “São Jorge ucraniano” e foi criada pelo artista Aleksei Bordusov ou AEC. A obra representa a luta do povo ucraniano por liberdade e independência. No centro, há um guerreiro cossaco com cabeça de falcão matando uma serpente. AEC misturou duas imagens: o falcão, um símbolo eslávico pré-cristão e São Jorge, um símbolo cristão. A serpente com duas mãos tenta separar o leste e o oeste enquanto o povo, representado pelo guerreiro, luta contra isso. Para conferir outros trabalhos do AEC é só entrar na página dele no Flickr. Ele forma uma dupla com WAONE e eles atendem por Interesni Kazki. Nesse link tem uma entrevista bem legal feita com o AEC.
Pra finalizar, uma foto que também já apareceu por aqui no post sobre a Peizazhna Alley, um parque lotado de arte de rua. E advinha quem é o responsável pelas esculturas? O Constantin Skretutsky que eu citei lá no início do post.
Para conferir as fotos de street art de outros 5 países, é só clicar nos links das outras meninas que participam desse projeto: Lolla (Inglaterra) –Taís (Irlanda) – Paula (Holanda) – Sarah (Noruega) – Rita (Portugal).
[…] | Sarah (Noruega) | Lolla (Inglaterra) | Alê (Ucrânia) […]
Tô passada com esses murais, MUITO fodas, Alê! As esculturas também, mas meu coração bate mais forte pelos graffitis.
Os graffitis são muito amor mesmo, especialmente quando são murais enormes.
To babando aqui, sensacionais esses murais nas fachadas cegas dos prédios! São parfeitos, dão outra cara pro lugar. E adorei as histórias que contou sobre eles. Beijos.
É verdade, os murais dão outra cara pro lugar. O Interesni Kazki é responsável por várias artes aqui em Kiev. Assim que eu conseguir tirar fotos de mais algumas, farei um outro post sobre street art. Obrigada pela visita e pelo comentário, Kah!
Ale, que demais, amei ver mais da arte de rua da Ucrânia que olha… sensacional! Tô aqui de boca aberta com esse mural da moça segurando o menininho, coisa mais linda! Acho que eu tiraria uma foto toda vez que tivesse que passar por ai de tanto que eu gostei.
🙂
Pessoalmente é ainda mais bonito, Taís. Esse mural é bem grande e eu sempre fico apreciando quando passo por ali.
Caraca, que fotos fodas! Muito legal essa idéia de fotografar arte de rua pro 6 on 6, vou me inspirar… =D
Beijos!
Eu adoro arte de rua, então curti demais o tema desse mês. Beijos!
[…] primaveras pelo mundo: Taís (Irlanda) | Sarah (Noruega) | Lolla (Inglaterra) | Alê (Ucrânia) […]