Cultura, Holanda

Inspiração: Danique Van Kesteren

July 9, 2021

Pra esse blog não ficar tanto tempo abandonado, resolvi compartilhar com vocês o trabalho dessa fotógrafa e musicista holandesa que me inspira muito. Talvez vocês até já sigam ela no instagram e, caso ainda não a conheçam, vou falar um pouquinho sobre o trabalho dela. A foto acima é de uma das páginas da revista Flow, que eu comprei só porque fotos da Danique e da Tina Sosna foram publicadas nessa edição. A revista tem bem essa pegada suave, nostálgica e intimista, características bem presentes no trabalho dessas duas fotógrafas.

Danique fotografa bastante com filme, especialmente 35mm e polaroid. Seu trabalho é altamente influenciado pela estética cinematográfica dos anos 60 e 70, assim como o da Satellite June. Inclusive, tem foto dela no site da Danique. Além de fotografar, ela e o marido formam a dupla Donna Blue, onde ela canta e dirige os videoclipes. O som deles é um indie pop delicinha influenciado por bandas dos anos 60, romances hollywoodianos e David Lynch. O nome da dupla vem daí, pois Donna é uma personagem de Twin Peaks. O videoclipe abaixo é uma referência clara a uma cena da série.

Eu adoro essa estética vintage/retrô e todos os clipes deles são muito lindos, vale a pena conferir o canal deles no YouTube. E pra conferir o som da dupla no Spotify, é só clicar abaixo.

Admiro demais esses artistas multipotenciais que fazem tudo por conta própria. Eles realmente dedicam a vida à arte. Outra coisa que admiro, é que ela segue uma linha mais slow content no instagram. Venho tendo altas crises com essa plataforma, então esse é um aspecto que me chamou atenção. Espero que tenham curtido conhecer o trabalho da Danique e me contem aí nos comentários o que tem inspirado vocês nos últimos tempos.

You Might Also Like

9 Comments

  • Reply Emerson July 15, 2021 at 1:54 am

    Valeu por apresentar a banda. Ainda não tinha conhecimento.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    • Reply Alê July 19, 2021 at 11:15 am

      Por nada, Emerson! Obrigada por comentar 🙂

  • Reply Renata Carvalho July 15, 2021 at 7:53 pm

    Ai gente que trabalho incrível! Eu fico sempre impressionada quando a pessoa é multitarefa e consegue fazer várias coisas tão bem, queria eu ter 1% desse talento todo, hahaha, só me resta admirar mesmo.
    As fotos são muito lindas e o som é bem gostosinho de ouvir, adorei.

    Dificilmente tenho me inspirado com coisas novas pq tenho passado mais tempo em casa do que fora (quarentena neah), daí tô travada, mas preciso me abrir mais pra livros novos, filmes e séries novas e inteligentes que me levam a refletir, que são coisas que adoro, sei lá.

    Beijos,
    Livro de Memórias

    • Reply Alê July 19, 2021 at 11:17 am

      Feliz que você curtiu, Renata! Também tenho passado mais tempo em casa do que fora e estou sempre consumindo trabalhos de artistas. Abra espaço na sua vida para mais artes que te levem a refletir, é daí que surgem as inspirações. Beijos!

  • Reply Camila Faria July 17, 2021 at 2:35 am

    Oi Alê! Eu conhecia o trabalho da Tina Sosna, mas não o da Danique, que maravilhosa!
    Também acho incrível quando alguém consegue ter TANTO talento em vários aspectos da vida ~ deve ser lindo ter essa veia artística multidisciplinar, né? Amei a referência. <3

    • Reply Alê July 19, 2021 at 11:20 am

      Oi, Camila! Elas seguem mais ou menos o mesmo estilo, só que a Tina Sosna é mais famosa. Também acho incrível e lindo que eles conseguem realmente se dedicar e viver da própria arte. Feliz que curtiu a referência. <3

  • Reply Taís July 20, 2021 at 8:22 pm

    Wow Aleee que indicação maravilhosa, não conhecia a Danique e fiquei apaixonada nas fotos, gostei muito… essa vibe intimista mesmo que tb curto muito na Tina.. então já logo gostei tb das fotos dela.. essas indicações assim fazem a gente encvontrar novas formas de nos inspirar.. nos rodear de pessoas assim cheias de arte.
    Obrigada!

    • Reply Alê July 21, 2021 at 11:03 am

      Que feliz que você também curtiu o trabalho dela, Taís! Assim como a Tina, ela me inspira muito e me faz ter mais vontade de continuar fotografando com filme. 🙂

  • Reply De abril a junho em 35mm – Um Novo Destino August 8, 2022 at 1:03 pm

    […] maio, fomos ao show da banda holandesa Donna Blue, que eu falei sobre neste post aqui. Participei novamente do photowalk com o @analogclubamsterdam e esse foi bem mais legal do que o […]

  • Leave a Reply