Há algum tempo, meu respectivo tinha comentado que queria tentar fazer astrofotografia, mas a gente teria que se planejar para ir para um lugar afastado da luz da cidade. Um belo dia de julho, estava eu lendo as notícias e descubro que tinha um cometa passando próximo da Terra e que era possível vê-lo a olho nu de vários países do hemisfério norte durante todo o mês. Falei pra ele: “hey ho, let’s go?”. E foi assim que tentamos pegar carona na cauda do cometa (infância 80 feelings).
Ele foi batizado de Neowise e eu comecei a pesquisar loucamente, pois sou meio nerd. Daí descobri que ele estaria melhor visível mais pro fim do mês e tentei planejar uma viagem para Vlieland, uma ilha que eu queria conhecer e seria um local perfeito para fotografar astros, pois teria pouca luz da cidade à noite. Porém, não encontrei hospedagem pra data que a gente queria. Então, partiu buscar outra locação.
O respectivo tinha encontrado um dique há 40 minutos de Amsterdam durante um passeio de moto e lá seria um bom lugar para fazer astrofotografia. Não fica 100% livre de luz da cidade, mas achamos que já dava pra ver as estrelas. Locação escolhida, só restava rezar para não chover no dia marcado. Não choveu, porém estava meio nublado. Fomos mesmo assim, afinal não é todo dia que surge a oportunidade de ver um cometa. Não tínhamos nenhuma garantia de que conseguiríamos ver o bendito Neowise, mas só tinha um jeito de descobrir.
Paula e Edu se juntaram a nós e foi graças a um app que a Paula baixou que conseguimos descobrir em que direção o cometa estaria passando porque se fosse depender dos nossos olhos, não teríamos visto nada. Só consegui ver de verdade na câmera, pois a olho nu estava bem difícil. Mesmo após crop e muita edição, o resultado acima foi o melhor que conseguimos. Não chega nem perto das fotos da hashtag Neowise no instagram, mas o que tem é o que dá pra fazer (risos).
Ainda bem que esse cometa resolveu aparecer no verão porque eu não ia nem me dar ao trabalho de sair de casa se fosse em outra estação. Mesmo assim, Rafa ainda subestimou o frio e se agasalhou mal. Quase 6 anos morando na Europa e a gente ainda consegue errar a roupa. Já passava de 1 da manhã quando chegamos em casa e fomos direto pra cama porque ele tinha que acordar cedo pra ir pro trabalho.
Na mesma semana, meu cacto floresceu pela primeira vez. Comprei ele no ano passado e nem sabia que dava flor. De um tufinho de “cabelo” do cacto surgiu um pequeno alienígena que foi crescendo até brotar uma flor. Ela só durou um dia e ainda bem que fotografei senão teria ficado só na minha memória. Assim como o cometa, não é todo dia que é possível ver uma flor de cacto. Tão belos esses presentes que a natureza nos dá neh?
Espero que tenham curtido o recebidos de julho desta blogayra que vos escreve hehe.
Que experiência legal! Não lembro de ter visto um cometa assim. E dá pra ver muito bem na foto, adorei! Minha suculenta deu flor ano passado, elas duraram poucos dias também, é uma surpresa super agradável, né?
Foi bem legal, valeu a pena. Você deve ter olhado a foto no computador neh? Pq no celular fica micro hahahahah Suculenta também dá flor?! As que eu tenho nunca deram. Mas vai que um dia também tenho uma surpresa neh?
Só queria dizer que essas fotos do céu me alegraram muito. ❤
Que bom saber disso, Evana! Obrigada por comentar <3
Achei esse post uma poesia pura… Adorei a ideia de vocês de ir ver o cometa, e da pra ver super bem na foto. Muito lindas, alias, essas fotos. E essa flor <3 Uma vez um mini cacto meu deu uma mini flor, mas gente.. nada parecida com essa, enorme e bonita! Belíssimo recebido do mês. Que boas surpresas venham por setembro e além. Beijão Alê!
A natureza é pura poesia. <3 Fiquei chocada tb com essa flor enorme. Maior que o cacto! Beijão pra vc tb. :-**
Tô no time do Rafa em subestimar o frio noturno mesmo no verão, que erro que foi! hahaha
As fotos firam lindas, tô apaixonada na da lua (mas claro). Ainda nem revi as fotos desse dia, acredita? A decepção com o Neowise foi tanta que nem me dei ao trabalho, hahahah. E que bom MESMO que você fotografou a florzinha do cacto, ela é maravilhosa.
Ah foto da Lua foi pra compensar a decepção com o Neowise hahaha. A florzinha, tão efêmera!
Ah, os recebidos mais lindos de toda essa blogosfera! <3
Mesmo sem SUPER ver o cometa a olho nu, já é um presente essa oportunidade de observar um céu estrelado tão maravilhoso!
Ahhhh, que amor de comentário! Sim, foi um super presente. Precisamos fazer isso mais vezes. 🙂
Eu também tentei ver alguns planetas do alto da minha casa, mas só vi pelo telescópio mesmo hauhuaa
Amei as fotos do céu estrelado, eu nunca enjoo!
Linda flor do cacto, acho que não são todos que dão flor? Não tenho certeza
Oi Bruna! Também não sei se todos os cactos dão flor. Até agora, foi a primeira vez que um cacto meu deu flor.
um verdadeiro presente ver cenas cotidianas lindas assim <3 amei o céu, as flores e as cores! 🙂
Oi Lary! Muito feliz que você curtiu porque eu adoro o teu olhar para as cenas cotidianas. <3
ah que demais ♥ deu pra ver o cometa na foto sim! coisa linda 🙂
e também nem sabia que cacto dava flor hahaha
Eu até sabia que dava flor, mas nunca um cacto meu tinha dado flor e eu fiquei bem encantada com o tamanho dessa. E o cometa foi uma experiência que valia a pena deixar registrada aqui no blog. <3