Logo que cheguei aqui, achei super fofo que as fichinhas do metrô pareciam pecinhas de jogo infantil e agora fiquei sabendo que chegou a hora de dizer adeus a elas… Na última sexta-feira, saímos com nosso amigo local e ele nos informou que as fichinhas azuis sairiam de circulação a partir de hoje e seriam substituídas por cartões magnéticos. Poxa vida, eu curtia tanto as fichinhas, mas tudo bem neh, lá fomos nós comprar o cartão magnético sem graça…
O cartão custa 7 grívnias, mas a atendente informou que era necessário ativá-lo com uma viagem. Cada viagem custa 2 grívnias, portanto o cartão mais a carga saíram por 9 grívnias. De acordo com o site do metrô, é possível carregar o cartão com um valor que não exceda 100 grívnias, então nos encaminhamos para o terminal mais próximo e carregamos nossos cartões com 50 grívnias cada e ficamos com 26 viagens. Como ainda tínhamos algumas fichinhas azuis na carteira, tivemos que gastá-las primeiro, já que sairiam de circulação.
A sorte é que estávamos com esse amigo local porque era capaz da gente chegar essa semana no metrô e não conseguir entrar por não sabermos que as fichas teriam saído de circulação. E seria uma novela até que a gente entendesse isso e conseguisse comprar o cartão, levando em consideração que as atendentes do metrô não costumam falar inglês. A parte boa é que nos terminais eletrônicos dá para escolher a língua inglesa e carregar o cartão tranquilamente, portanto o perrengue para comprar o bendito só acontece uma vez. Mas nada que a mímica não resolva neh?
As fichinhas azuis tem muito charme mesmo. Guardou algumas? Tenho essa mania de historiadora de guardar coisas. rsrsrsrs
Esse post é muito de utilidade pública.
E fiquei feliz de saber que vcs fizeram um amigo local 🙂
Não são fofinhas? Acho que sobrou 2 que ficarão guardadas de lembrança. Pois é, fizemos um amigo no dia da performance da Pilar Quinteros e ele é muito gente fina.
Por favor fala que você guardou algumas de recordação, são muito fofas! <3
Estavam com meu marido e eu realmente espero que ele não tenha jogado fora.