Essa semana participei de um workshop de pêssanka (писанка) que são os ovos de Páscoa ucranianos. Comentei nesse post que na Ucrânia não existe o costume de presentear com ovos de chocolate, mas sim com esses ovinhos pintados à mão. A professora Zoya Viktorovna Stashuk explicou um pouco sobre a história e os símbolos da pêssanka e ensinou a técnica de pintura dos ovinhos.
O nome писанка deriva do verbo писати (pissati) que significa escrever. Cada símbolo escrito no ovinho tem um significado e o próprio ovo é o símbolo da vida. Cada pêssanka carrega uma mensagem escrita por meio dos símbolos pintados à mão. E todos os símbolos têm significados positivos, então quando você presenteia uma pessoa querida com uma pêssanka, você entrega a ela uma mensagem positiva.
Os ovos são de verdade sem a clara e a gema e os símbolos são desenhados (ou escritos) com cera de abelha. Primeiro as linhas são feitas com um lápis e depois cobertas com a cera. A parte coberta pela cera fica protegida e quando o ovo é mergulhado na tinta, a cor que está por baixo da cera não é afetada. Portanto, as linhas brancas da minha pêssanka são a cor natural do ovo. Depois apliquei a tinta amarela e pintei com a cera as partes que eu queria que continuassem amarelas e a camada de tinta preta cobriu as partes que não estavam protegidas pela cera.
A cera precisa ser constantemente derretida na chama da vela para que você consiga desenhar na casca do ovo. É um processo lento e exige bastante concentração. A aula durou umas duas horas e meia e eu me senti muito a personagem da Scarlett Johansson em Lost in Translation naquela parte que ela participa de uma aula de ikebana. Mas ao contrário dela, entendi um bocado de coisas porque a professora fala ucraniano e a moça que cedeu a casa para a realização do workshop traduziu tudo para inglês. Aproveitei para praticar um pouquinho (bem pouquinho) de ucraniano com a professora também.
Eu cheguei atrasada na aula (bem brasileira neh…) e peguei um ovinho que já estava lá para ser usado como modelo, porém eu que escolhi as cores. O original era vermelho e preto, mas eu gosto mais de amarelo daí troquei na hora de pintar. As cores devem ser aplicadas da mais clara para a mais escura, então o preto é sempre a última camada. O significado do meu ovo é forte proteção (as linhas em espiral e em forma triangular) e eu nem me toquei, mas a professora lembrou que são as cores das abelhas que são consideradas seres sábios. Lembrei imediatamente de um trecho do livro Vozes de Tchernóbil, onde um dos entrevistados diz que as abelhas não saíram de suas colméias por dias quando aconteceu o acidente nuclear (o_O).
Gostei bastante da minha pêssanka e da experiência toda. Já estava esperando que ia sair algo muito bizarro, mas acabou saindo uma pêssanka com uma vibe Tim Burton com selo Beettlejuice de aprovação.
Fonte da imagem: Amy Romanczuk
Alê, sua Pessanka ficou muito linda ♥︎ eu adorei essa tradição aí, fazer algo assim manualmente deve dar muito orgulho, né? Ainda mais com um significado tão bonito ♥︎ aqueles da 5a fotos são tããão trabalhados e maravilhosos, quem fez eles tem muito talento, hahaha
Obrigada, Kah! A professora que fez o workshop e pintou as pêssankas das fotos é muito talentosa mesmo. E tem muitos anos de prática também.
Que cultura linda! Aqui na Alemanha também se faz algo do tipo. Mas não tão caprichados assim. Aqui o pessoal não dá ovos de chocolate de presente, mas sim ovos pintados. Pras crianças, pinta-se bem colorido e esconde-se os ovos cozidos pela casa pra elas procurarem. Minha sogra faz uns bem bonitos com chá da casca da cebola roxa. Quando tiver no tempo vou mostrar no instastories. Entendi errado ou aí não se come os ovos presenteados? Aqui eles são de comer hehehehe
Os ovinhos são esvaziados por um buraquinho. Inclusive, a primeira coisa que tem que fazer é fechar esse buraquinho com um pouquinho de cera, senão a tinta escorre toda para dentro da casca do ovo.
Que fofaaaaas! Todas tão bonitas, cheia de detalhes e cores. Adorei!
Muito legal esse costume de mandar mensagens positivas. Quero uma também! hahaha
Você precisa conhecer alguém que tenha o costume de presentear com esses ovinhos, Nath! Ou vir pra Ucrânia e comprar uma pêssanka.
Que costume mais lindo, amei demais. Adoro coisas coloridas, então com certeza curtiria demais fazer algo do tipo. A sua pessanka ficou uma graça, adorei a combinação de cores!
É um processo bem gostoso e relaxante. Você fica completamente imersa e concentrada no trabalho, Bárbara.
Que coisa mais linda!! :O Uma amiga minha mora em Ohio e na Páscoa compartilha o costume que eles têm de pintar ovos, mas parece ser mais uma interação pras crianças se divertirem, não é tão elaborado e cheio de detalhes. To encantada ♥
Aparentemente aqui o ritual é mais complexo, Katarina.
😉
😉😉
Alessandra Araujo, esse ano você foi ao festival de pessankas que aconteceu na Praça Santa Sofia?
https://www.youtube.com/watch?v=EUpb_7IfXuk
Não fui, Leonardo. Estava viajando. Quem sabe no ano que vem eu vou.
Lembrei dos ovos decorados em relevo e com furinhos que comprei em Praga – infelizmente um deles quebrou (and so did my heart). Aqui o povo colore ovos com pigmentos naturais (legumes, folhas, frutos) mas é um costume que vem morrendo. Pra fazer as egg hunts o pessoal compra pequenos ovos de chocolate e esconde pela casa/jardim. Depois é só sugar coma pras quiança tudo, e aí os pais podem fazer o almoço festivo de páscoa em paz. 😀
haahhaahah entope as crianças de chocolate que está tudo certo!