Opa, opa, chegando atrasada mais uma vez, mas marcando presença. Лютий (Fevereiro) foi o último mês do inverno e eu percebi que não peguei na câmera para fotografar. Tive que apelar para as pouquíssimas fotos que fiz com o celular e, ainda assim, tive que roubar e colocar umas fotos feitas em março para completar as 6 fotos para o projeto 6 on 6. Espero que agora em março com as temperaturas mais altas (entre 10 e 15 graus) eu consiga fotografar mais. Pode vir primavera!
Foto 1: Os estudos da língua ucraniana continuam e estamos avançando bem. Já conseguimos entender bastante, mas falar ainda é complicado porque a gramática é bem difícil e a gente ainda erra MUITO e demora pra falar porque ainda precisamos pensar se o gênero está correto, se o verbo está conjugado na pessoa certa e ainda tem os tais dos casos “maravilhosos”. Uma coisa interessante que tem acontecido comigo é que quando estou falando inglês, às vezes vem na minha mente primeiro a palavra em ucraniano para depois vir em inglês.
Foto 2: Gatos sempre rendem uma foto neh? Lola toda trabalhada no charme até para dormir. Olha essas patinhas cruzadas!
Foto 3: Na Ucrânia não tem carnaval, mas tem a Масленица (Maslenitsa) que aconteceu entre 20 e 26 de fevereiro. É uma tradição eslava e nada mais é que um festival de crepes, mas acontecem uns eventos pela cidade. Масло significa manteiga e o nome do festival deriva dessa palavra. Antigamente, os млинці (crepes) eram feitos para gastar os produtos derivados de animais porque logo depois da Масленица começa o período da quaresma e não era permitido comer esses produtos. Eu não fui conferir os eventos, mas a professora de ucraniano trouxe os crepes que o pai dela fez especialmente para a gente. Você pode comer com geléia, mel, pasta de amendoim, sour cream, enfim, o que você quiser. Pegamos a receita com a professora, compramos a frigideira especial e fizemos em casa no último domingo. Ficou uma delícia e a foto é um detalhe dos crepes que fizemos.
Foto 4: Show do Bastille que aconteceu no último dia de fevereiro e foi bem legal. Falarei mais sobre shows aqui em breve.
Foto 5: Fomos tomar café da manhã uns fins de semana atrás e não resisti a essa almofadina de emoji que faz parte da decoração do restaurante.
Foto 6: Primeira vez que tomei o matcha que comprei em Varsóvia em dezembro e ainda não tinha preparado. É que rola todo um ritual e tem que misturar o pózinho com esse bagulhinho de bambu, daí eu sempre esquecia de fazer, por isso demorei tanto. Preciso fazer mais vezes, ainda não consegui criar o hábito de beber matcha. Alguém mais aí é do time do chá verde?
No mais, continuo no projeto #vem5k (comentei sobre isso no 6 on 6 de janeiro) e em fevereiro consegui correr 4km, será que em março chego aos 5km? Veremos. Para saber o que as outras participantes do projeto fizeram em fevereiro é só clicar nos nomes: Paula (Holanda) | Ana (Alemanha) | Taís (Irlanda) | Lolla (Inglaterra).
Vendo a Lola nesse soninho gostoso deu vontade de voltar pra cama.. hahaha que linda, toda trabalhada no charme mesmo, até pra dormir <3
Somos duas aqui na torcida pela chegada da primavera e o animo pra voltar a fotografar mais, né?
E estou na torcida também pros 5k, vai Alê!!!
Obrigada, Taís! Confesso que já estou bem animada para fotografar mais. :-***
boa sorte com os 5k, alê! espero que consiga atingir sua meta muito em breve. a lola tá uma gracinha dormindo e adorei conhecer essa tradição daí, amo crepes <3 beijos e boa primavera (de preferência, que seja com muitas fotos, haha)!
Obrigada, Kah! Continuo tentando chegar nos 5K, uma hora vai! Beijos.
Cara, ucraniano parece super super difícil. Boa sorte nos estudos e parabéns pela persistência em aprender, de verdade! A pronúncia em si é difícil também?
Não vou mentir, é difícil mesmo. Obrigada pelo incentivo, Bárbara. A pronúncia não é tão difícil para quem fala português, é mais a gramática mesmo.
Meu Deus! Meu coração quase parou quando vi a foto do show do Bastille!!!!
Fui no show deles quando eles vieram para o Brasil. Depois não voltaram mais… eles são muito bons ao vivo! Esperarei ansiosamente o post mais detalhado sobre esse dia!
Obs. sua foto ficou incrível, não sei como você conseguiu tirar uma foto tão boa no meio do show rs
Oi Cláudia! O show deles me surpreendeu, são bons mesmo ao vivo. Obrigada pelo elogio, o VSCO ajudou a deixar foto melhor. 🙂
Quanta coisa boa! Ficaram lindas as fotos! Ucraniano deve ser difícil demaaais, só de olhar já dá uma confusão, hahaha.
Valeu, Katarina! Sim, ucraniano é bem difícil, mas o esquema é persistir.
sem or, eu mal consegui aprender inglês, acho que outro idioma nesse nível de dificuldade eu posso desistir. parabéns pelo esforço e pelo sucesso!
eu adoro sobremesas com matcha (ok, algumas) e adoro o matcha latte do tombo poké. já provei em outros lugares e gostei menos. não sei se tem a ver com a quantidade de chá usada ou se é só um problema da receita, mas certos matchas não me descem. especialmente puro e sem açúcar, como é a maneira correta. não rola… e bastille é legal. que saudade eu estou de ir a shows!
p.s.: lola é uma gostosa. dá um aperto nela por mim. ♥
Obrigada, Lolla! Sobre o matcha, meu paladar já é bem acostumado ao chá verde, então o matcha não foi muito problemático pra mim. Gata, você está na terra dos shows, arrasa aí! Pode deixar que darei uma aperto especial na Lolinha por você. <3 <3
Olá!
Cheguei hoje pela primeira vez ao teu blogue e estou a gostar bastante 🙂 Parabéns. Se quiseres passar pelo meu para inspirar um pouco mais as tuas viagens deixo-te o link 🙂
http://misspipetaseviagens.blogspot.pt/
Beijinhos
Oi Inês, seja bem vinda! Obrigada por comentar. Vou conferir o seu sim. Beijos.
essas massinhas de panqueca-crepe-whatever me dão água na boca socorr
Também amo-sou massinhas de panquecas, crepes e afins. 🙂
Q fofo o pai da professora!! Comida é afeto 🙂
Sim, ele foi muito fofo! Perguntei pra professora se ela também tinha comido e ela disse que não, ele fez especialmente pra gente haha.