Chocada que já estamos no terceiro mês do ano! Diminui essa velocidade aí, por favoooor! Por falar em velocidade, o tema do 6 on 6 de março é transporte ou транспорт em ucraniano. Perdi o trem e estou chegando atrasadinha porque estava curtindo preguiça ontem. Vocês me perdoam neh? Bom, vou parar de enrolação e falar sobre as fotos. Dei uma roubadinha nesse mês porque fui fuçar no arquivo e descobri que tinha as 6 fotos relacionadas ao tema. A foto do tram que abre o post foi feita com uma câmera analógica na primeira visita à Lviv em dezembro de 2014. Fiz post sobre essa viagem aqui e aqui.
Não tem como falar de Kiev e não falar sobre o metrô. Pra mim, essa é a melhor forma de se deslocar pela cidade. Apesar de serem apenas 3 linhas (azul, vermelha e verde), elas atendem muito bem os principais pontos da cidade. Além disso, as estações são um show à parte. Uma é bem diferente da outra e tem várias que são beeeem profundas. Inclusive, uma das estações mais profundas do mundo fica aqui (Arsenalna). Você leva 4 minutos para chegar à superfície ou aos trens, dependendo da sua direção. E olha que as escadas rolantes daqui são rápidas!
Nas fotos acima: um Lada, carro popular da União Soviética e um bonde antigo. Ainda é possível encontrar vários ladinhas pelas ruas de Kiev e o bondinho antigo funciona perfeitamente até hoje. Nunca precisei pegar o bondinho, pois o metrô sempre me atendeu super bem.
Outro meio de transporte bem comum aqui em Kiev é o ônibus. Na verdade, são uns mini-ônibus amarelos, mais conhecidos como маршрутка (marshrutka). Comentei nesse post que achei interessante que não há cobrador e, se você não tiver o dinheiro trocado, você pode sentar, pegar o dinheiro e ir passando para o passageiro da frente que vai passar para o próximo e assim sucessivamente, até chegar no motorista. E o troco volta da mesma forma até chegar em você. Eu só usei a marshrutka uma vez e garanto que é uma experiência bem diferente do que eu conhecia (e olha que já andei muito de ônibus em Brasília).
Kiev não é uma cidade bike friendly e o trânsito é beeeem pesado, então muitas vezes você chega mais rápido aos lugares se usar o metrô. O tempo de espera entre um trem e outro é bem curto (2 minutos em média) e os trens são super rápidos. E pra fechar com chave de ouro, o ticket custa 4 UAH que equivale a 15 centavos de dólar.
Espero que tenham gostado e não deixem de conferir as fotos das outras participantes do 6 on 6: Ana (Alemanha) – Taís (Irlanda) – Lolla (Inglaterra) – Paula (Holanda).
Gente? 15 cents pra andar de metrô?
Aqui em São Paulo estamos chegando em 4 reais (no ônibus, metrô, trem) e a qualidade deles não melhora nunca, triste pensar nisso 🙁 adorei as fotos e as informações, não imaginei que o trânsito fosse complicado por aí (não sei porque, haha), e adorei o metrô com as cores da bandeira. Ah, e finalmente assisti Winter on Fire, documentário incrível, Ale. Obrigada pela indicação <3
Kah, transporte e comida aqui é suuuuuper barato. Quando eu falo que leste europeu é tendência, as pesssoas não acreditam. Quanto ao documentário, maravilhoso neh? Não ganhou o Oscar (who cares?), mas vale muito a pena ser assistido. ❤
Nossa, que estação linda! Uma amiga foi à Rússia recentemente e disse que as estações lá são lindonas também 🙂
E de fato, 4 minutos pra chegar até os trens ou superfície é longe pra caramba, ne? que medo!
15 centavos de dólar pra andar de metrô. Isso é sério? Aqui em Dublin os valores dependem da distância que você vai percorrer, mas a média é 2, 3 euros por viagem. Acho um roubo, muito caro por um serviço que ainda deixa a desejar….
Alê, como é em outras cidades na Ucrânia? Tem metrô também?
É muito fundo, Bárbara. São 105 metros de profundidade se não me engano. E sim, o ticket do metrô custa 15 centavos de dólar FOR REAL. Tem metrô em outras cidades sim como Kharkiv e Dnipropetrovsk. Não sei se tem em Odessa, mas eu vou pra lá em maio e descubro.
Quero? Simmmmmm
Lindas demais as fotos.
Nossa me deu uma vontade de férias, viajar!!!!!!!!!1111
A estação realmente um show a parte ♥
Obrigada pelo elogio e pelo comentário, Yasnaya!
Uau, não sabia que a estação mais profunda do mundo ficava aí.. e eu tb não sabia que as estações de metro em Kiev era essa lindeza toda também! haha a gente sempre aprende tanta coisa interessante nesse projeto, não é? Adoro!
E tô aqui tb de boca aberta como o metro aí é barato! Adoro esses transportes antigões que ainda continuam em uso, fiquei toda de olhos brilhando quando fui pra Budapest e vi aqueles trams antigoes em funcionamento, certeza que os olhinhos vão brilhar aí tb. Fotos lindas, como sempre, Alê! :*
Se não me engano a estação mais profunda do mundo fica na China, a daqui é a segunda mais profunda. Tem gente que acha horrível os bondes velhinhos, mas eu acho um charme. Vem brilhar os olhinhos, Taís! :-***
[…] nesse post que nunca tinha pegado o tram em Kiev, mas essa semana eu vivi essa experiência pela primeira vez. […]