Saí do leste europeu, mas ele nunca sairá de mim. Os anos que vivi lá foram riquíssimos em todos os sentidos e carregarei sempre comigo as experiências vividas e tudo o que aprendi morando na Ucrânia. Aprendi história, aprendi muito sobre fotografia porque lá tinha tempo para estudar e praticar, melhorei meu inglês conversando, lendo livros e notícias para compartilhar informações aqui, aprendi ucraniano e comecei a estudar russo.
Tive oportunidade de viajar bastante, visitar vários museus e aprender sobre arte e história mundial. Tive tempo para assistir vários filmes e ler vários livros, alguns deles compartilhados em posts aqui do blog. Tive tempo para estudar sobre finanças e finalmente aprendi a investir, algo que estava entre as minhas metas há anos e eu nunca tirava do papel.
Conheci pessoas graças ao blog, comecei a fazer freelas de fotografia e fiz trabalho voluntário. Comecei essa série sobre as janelas com essa grade em forma de sol, tão populares em Kiev. Procurei informação sobre essas janelas, mas nunca encontrei. Esse sol na janela sempre me intrigou e deve ter alguma explicação.
Invento aqui a minha própria explicação então. Minha intenção com esse blog era me forçar a fotografar para que ele fosse uma janelinha para um lugar cheio de histórias e pouco explorado. Essa janelinha acabou me abrindo portas e fico muito feliz por ter persistido. Muitos blogs acabaram ao longo desses mais de 4 anos, mas seguimos aqui na resistência. Essas janelas soviéticas servem como metáfora visual de todo o conhecimento (luz) adquirido ao longo desses últimos anos.
Essa série de fotos era só uma ideia, assim como o blog foi só uma ideia um dia. É necessário vencer a preguiça, parar de procrastinar e persistir para que as ideias se materializem. Apesar de óbvio, não é nada fácil. A série de fotos ficou incompleta porque veio o plot twist da mudança de país. Mas só de ter começado e tirado essa ideia do papel, já valeu a pena. E se me perguntarem o que eu fiz nos últimos 4 anos, a resposta será: “vivi e aprendi MUITO”. Obrigada a todos que me acompanham virtualmente nessa jornada. 🙂
agora fiquei curiosa sobre essas janelas também HAHA ♥
Tenho uma teoria que tem relação com o inverno. Por conta dos dias curtos durante o longo inverno, rola uma obsessão com o sol. Daí esse sol na janela serve como lembrança de que ele voltará quando o inverno acabar. Mas enfim, a explicação real-oficial eu realmente não sei.
Que post mais amorzinho, Ale! Amei tanto acompanhar toda sua jornada na Ucrania aqui no blog e o tanto de coisa interessante que vc trouxe pra gente. E continuarei aqui te acompanhando na nova jornada!
Achei muito legal vc fotografar essas janelas e a sua metafora com elas. Lindeza demais!
E agora você viveu a experiência de ver a Ucrânia com seus próprios olhos, uma pena que não conseguimos nos encontrar lá. Você foi um dos presentes que o blog me deu e fico muito feliz do conteúdo que criei ter atraído pessoas como você. 🙂
<3 Sua joranda foi maravilhosa, e seguirá sendo. Ale, é maravilhosa sua positividade, e sua curiosidade de viver tão intensamente esse lugar diferente, as vezes meio assustador, que é a Ucrania. Foi incrível aprender mais sobre esse país tão pouco falado aqui. E que venham as tulipas 🙂 Beijos!
Gabi linda, obrigada por acompanhar e participar virtualmente dessa jornada. 🙂 Você é mais um presente que a internet me deu. Venha logo me visitar! Beijos.
Olá Alessandra Araujo!!! Fico triste que tu sairá do segundo país do meu coração (o primeiro é a Polônia) e porque o blog vai terminar, que nostalgia((( Em qual país tu viverá agora?
Oi Leonardo! Saí da Ucrânia, mas o blog não vai terminar. Ainda tenho post sobre a Ucrânia no rascunho e o blog continuará com um novo capítulo na Holanda.
Incrível a sua percepção sobre o país e a história, eu adorei acompanhar tudo e sentirei falta também! Que venham novas histórias e causos! Um grande abraço
Oi Flávia! Ainda pretendo escrever algumas coisas sobre a minha experiência na Ucrânia. Aguarde novas histórias e causos! hahahha Beijos!