Antes de começar a escrever os posts sobre a road trip pelos Alpes, resolvi escrever esse post que está no rascunho há um tempão. Em abril, Kiev recebeu a ilustre visita da Patrícia e do Vinícius, também conhecidos como Casal Partiu. Eles são nômades digitais e viajam o mundo trabalhando remotamente desde 2010. Já viveram em 66 países ao longo dos últimos 7 anos. A primeira vez que ouvi o termo nômades digitais foi graças a eles. Isso aconteceu um pouco antes de eu me mudar para a Ucrânia. Ao pesquisar informações sobre expatriados na internet, descobri o canal deles no You Tube e imaginem a minha surpresa quando recebi esse ano uma solicitação deles para me adicionar no Instagram? Foi assim que descobri que eles estavam passando uma temporada na Ucrânia.
Nos encontramos duas vezes e conversamos muuuito. As fotos desse post são do nosso último encontro. Passamos uma tarde delicinha juntos e eu mostrei pra eles alguns lugares que eles ainda não tinham visitado. A maioria dessas fotos foram feitas no Mariyinskyi Park que já apareceu nesse post. De lá fomos caminhando até chegar ao porto às margens do rio Dnipro onde fiz a foto que abre o post. Durante nosso passeio, dois rapazes abordaram a gente EM PORTUGUÊS perguntando de onde éramos. Eles são estudantes de Letras e estudam espanhol na universidade, porém um deles aprendeu Português do Brasil também e fala per-fei-ta-men-te! Ele disse que é de Uzhgorod e eu contei que tinha visitado a cidade dele no ano passado (clique aqui para ver o post). Qual a chance de DO NADA encontrar um ucraniano que fala Português do Brasil?!
Depois de Kiev, Patrícia e Vinícius passaram um período em Odessa, depois Lviv e depois Ivano-Frankivsk e eu fiquei acompanhando tudo pelo Insta Stories. Eu queria ter feito esse post antes, pois assim vocês teriam a oportunidade de acompanhar também, mas acabei me enrolando… Enfim, sigam a conta deles no Instagram para ver as fotos pelo menos. Eles estão no Brasil, mas ainda estão postando fotos da Ucrânia e tenho certeza que vai ter mais vídeos sobre a Ucrânia no canal deles no YouTube.
A Patrícia é fotógrafa, trabalhou muitos anos com fotografia de casamentos e agora tem se dedicado à produção de vídeos. O Vinícius está terminando de escrever um livro sobre nômades digitais, então aguardem porque vocês vão poder aprender tudo sobre esse novo lifestyle com esse casal que é um dos pioneiros no assunto. Clique no vídeo abaixo para conferir um pouquinho de Kiev pelo olhar deles.
Foi um grande prazer conhecer esse casal e aprender um pouco mais sobre esse novo estilo de vida. Estamos vivendo uma era de revolução digital e a internet tem mudado nossa forma de viver e se relacionar (para o bem e para o mal…). Acho incrível poder fazer parte disso e adoro esses encontros que esse humilde bloguinho tem me proporcionado. Não ganho dinheiro nenhum com ele, escrevo porque quero mesmo e grana nenhuma paga as experiências e aprendizados que ele me proporciona. Desejo que o livro do Vinícius faça MUITO sucesso e espero poder encontrá-los novamente aqui ou em algum outro canto desse mundão sem fronteiras.
conhecer pessoas novas por causa da internet é incrível, também fico muito feliz com as amizades que faço por aqui e que depois vão para o mundo ~real, haha. as fotos estão lindas, alê! e achei demais isso de encontrar um ucraniano falando português! hahaha
Espero poder te conhecer pessoalmente também, Kah! Menina, fiquei muito surpresa de encontrar aleatoriamente esse rapaz falando português haha
Não tem dinheiro que pague passar por experiências assim, conhecer pessoas maravilhosas pela internet. Acho que é o que mais me faz feliz em ter um blog. Eu já conheci muita gente que virou amigo de verdade. Adorei as fotos do post, lindas como sempre! E o insta deles é demais!
Sim, Ana! Compartilho do mesmo sentimento <3
Esse vídeo sobre Kiev que eles produziram mostra praticamente só a Andrivsky Uzviz e o bairro Podil, achei que eles poderiam ter explorado mais a cidade no vídeo, mostrar outras partes de Kiev.
Oi Leonardo, esse é apenas um vídeo de um dia. Você bem sabe que é impossível conhecer Kiev em um dia. Eles possuem mais material, só não colocaram ainda no canal. Que tal parar de focar no que está faltando e começar a focar no que já existe?
Olá Alessandra Araújo. A minha crítica não foi negativa, é claro que eles devem ter mais materiais e é impossível conhecer Kiev em um único dia, e também é apenas um vídeo, e não um filme. O vídeo me agradou, só fiz uma observação pessoal, afinal eu sou leigo nesses assuntos de “tecnologias digitais” e não posso ficar julgando.
Fico feliz que você tenha gostado do vídeo e que queira ver mais da cidade registrada em vídeo, Leonardo. Dá um trabalhão editar tanto fotos quanto vídeos e eles trabalham ao mesmo tempo que viajam, já que o youtube não é a fonte de renda deles. Com certeza eles têm muito material tanto de Kiev quanto de outras cidades da Ucrânia. Obrigada por ter entendido a minha resposta e ter voltado para deixar um feedback positivo. 🙂 Abraços!
Olá! Estou indo para Kiev agora em agosto e não achei nenhuma operadora do celular para a região, podem indicar alguma ? No aeroporto será possível comprar?
Oi Renan! A três maiores operadoras de celular daqui são: Kyivstar (https://kyivstar.ua/uk/mm), Lifecell (https://www.lifecell.ua/uk/) e Vodafone (https://www.vodafone.ua/en). Não me lembro se é possível comprar no aeroporto, mas provavelmente sim. Boa viagem!
[…] de casamentos por 10 anos. Fiz as fotos do casal só para me habituar com a câmera nova e fazer um post pro blog, mas nem fiquei 100% satisfeita com o resultado. A Patti me indicou um curso maravilhoso de uma […]