De vez em quando recebo perguntas sobre o que fazer em Kiev e resolvir compilar nesse post o que eu já escrevi sobre os lugares que já visitei na capital e em outras cidades da Ucrânia. Espero que seja útil para quem pretende visitar o país.
Kiev
Você pode clicar na categoria Kiev no topo da página e ler todos os posts que já escrevi sobre a cidade, mas separei aqui embaixo os principais pontos turísticos a serem visitados na capital ucraniana. Você pode escolher o que fazer de acordo com a quantidade de dias que for ficar na cidade. Para conhecer tudo com calma, recomendo ficar de 4 a 5 dias. Se quiser ir a Chernobyl, vale a pena ficar 7 dias.
Meus pontos turísticos favoritos
Pechersk Lavra (Mosteiro das Cavernas)
Museu Nacional da História da Ucrânia na Segunda Guerra Mundial
Museu da Fome (Holodomor Museum)
Zoloti Vorota, Santa Sofia e Monastério de São Miguel
Passeio guiado pelo Khreshchatyk Park
Pintchuk Art Centre e Maidan Nezalezhnosti
Museu de Chernobyl e compras na Andriyivsky
Um passeio pela Andriyivsky Uzviz
Peizazhna Alley – Kiev Fashion Park
Passeio guiado pelo Cemitério Baikove
Visita guiada ao Museu do Bulgákov
Passeio guiado pela Mezhyhirya (Museu da Corrupção)
Tchernóbil / Prípiat
Road trip Leste Europeu 1: Chernobyl/Prypiat
Lviv
Road trip Leste Europeu 1: Kiev e Lviv
Um fim de semana em Lviv – Parte 1
Um fim de semana em Lviv – Parte 2
Odessa
Uzhgorod
Road trip pela Ucrânia – Uzhgorod
Kamyanets-Podilsky
Road trip pela Ucrânia – Kamyanets-Podilsky
Zhytomyr
Road trip pela Ucrânia – Zhytomyr
Acho que agora ficou bem mais fácil encontrar posts sobre as atrações da Ucrânia. Claro que ainda não fui a todos os lugares, mas assim que eu for visitando, farei mais posts contando a experiência. Você encontra mais informações (em inglês) aqui e aqui e se quiser informações sobre o ônibus Hop on, Hop off é só clicar aqui.
A maioria dos hotéis ficam bem próximos às principais atrações turísticas e dá pra fazer bastante coisa a pé. O metrô funciona até meia noite, então se você precisar voltar para o hotel tarde, chame um táxi ou uber. Recomendo usar esse serviço de táxi, especialmente para ir para o aeroporto. Peça para ser atendido em inglês caso não esteja usando o aplicativo. Sempre usei esse serviço e nunca tive problemas. O uber começou a operar em Kiev em 2016 e muitos motoristas não falam inglês, então eu não recomendo para quem não fala nada de russo ou ucraniano.
No aeroporto tem um balcão de serviço de táxi logo na saída do portão de desembarque. Informe o endereço para a atendente e ela vai te informar o preço e te encaminhar para o motorista. Evite as pessoas que oferecem táxi pra você e encaminhe-se diretamente para esse balcão. Se você chegar em Kiev pelo Boryspil, não se preocupe com a demora para chegar ao destino, ele fica longe mesmo do centro.
Caso necessite serviço de guia turístico em português, recomendo o trabalho da Olena Vladyka.
Bom, acho que falei sobre os pontos mais importantes. Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário que eu tentarei ajudar.
Oi Ale!
Eu acompanho seu blog há um tempo e fiquei feliz com sua visita <3 Gosto que você mora num lugar tão diferente, que não vejo muitas coisas sobre! hahaha Também adoro suas fotos! Não sei muito sobre a Ucrânia — meu conhecimento vem de documentários da Netflix — então adoro ler tudo sobre lá.
Beijos!
Oi Nath, fico feliz em saber que você já conhecia o blog! Espero que você continue a aprender sobre a Ucrânia junto comigo. Beijos!
tudo muito completinho Ale, ainda vou fazer uma viagem pelo país e quero conhecer principalmente Chernobyl por conta de toda a sua história!
Oi Flávia, venha mesmo!
muito bom, Alê! gosto muito de conhecer mais sobre a Ucrânia com os seus posts, espero um dia colocar meus pezinhos por aí ♥
Oi Kah, adoro que você sempre visita este humilde bloguinho e sempre deixa um recadinho pra mim. Beijão!
[…] guiado com ela em 2018 e você pode ler o post sobre essa experiência clicando aqui. Fiz um guia de posts sobre todos os passeios que fiz durante o tempo que morei na Ucrânia e recomendo a leitura, caso […]