A Andriyivsky Uzviz ou ladeira de André é visita obrigatória para quem vem a Kiev. Eu já fui lá umas 4 vezes. É uma das ruas mais antigas da cidade e, dizendo a lenda, o apóstolo André teria subido por ela e profetizado que ali haveria uma grande cidade cristã. O passeio pode começar tanto pela parte mais baixa, quanto pela parte mais alta da rua. Caso você queira queimar muitas calorias, comece pela parte mais baixa. Nesse caso, a estação de metrô mais próxima é a Kontraktova Ploshcha.
Porém, se você quiser evitar a fadiga, desça na estação Poshtova Ploshcha e pegue o funicular que fica do ladinho da estação. Apesar de sempre ter subido por essa rua (porque gastar calorias é sempre bom), eu acho que a melhor forma de conhecê-la é descendo. Até porque quem viaja quer conhecer o máximo de lugares no menor tempo, então é melhor explorar tudo que a rua tem a oferecer de uma vez só.
Pegando o funicular, você descerá do lado do Mosteiro de São Miguel, construído em homenagem ao arcanjo Miguel, patrono celestial de Kiev. Ali pertinho fica a Igreja de Santo André. Dali você tem uma bela visão da cidade, já que ela se encontra em um ponto alto. Ao longo da rua tem a feirinha com vários artesanatos e souvenirs onde você pode comprar lembrancinhas. Nessa rua encontram-se várias galerias de arte e restaurantes e foi lá que eu provei a Borsch pela primeira vez. Portanto, você pode almoçar ou jantar por ali mesmo. É por essa rua que você chega ao Peizazhna Alley, um parque muito legal. Já escrevi sobre ele aqui .
Na parte mais baixa da rua fica o Museu de Uma Rua, um pequeno museu que conta, por meio de objetos pessoais, um pouco da história de modistas, soldados, vendedores e escritores que moraram ali. Dá pra agendar uma visita guiada em inglês por 150 grívnias. Logo ali do lado você pode tomar o maravilhoso chocolate quente da Lviv Handmade Chocolate ou um delicioso café da manhã no fofíssimo Druzi Cafe que fica coladinho no Dream House, uma boa opção para quem curte se hospedar em hostel. Inclusive esse hostel é um ótimo lugar para se informar sobre passeios guiados e aluguel de bicicletas.
Dali você pode seguir para a Kontraktova Ploshcha, uma praça histórica que leva esse nome porque ali era onde se fechavam os contratos comerciais (kontrakt=contract). Nessa praça tem uns mapas que você pode consultar para se localizar. Para alívio de muitos, esses mapas são bem explicadinhos em inglês.
Dá pra separar um dia inteiro do roteiro para conhecer essa rua. Eu, particularmente, gosto de explorar esse tipo de lugar com calma, sem correria. Ao longo dessa rua encontram-se algumas escadas que dão acesso a uns mirantes. São ótimos lugares para fotografar e levar pra casa uma ótima lembrança de Kiev.
Essas fotos foram tiradas há algum tempo, quando ainda não tinha nevado. Já era pra eu ter escrito esse post, mas sempre acabava acontecendo alguma coisa interessante pra postar aqui e eu fui deixando ele de lado. Foi até bom, pois assim pude matar saudade do outono mais uma vez.
Que post gostoso, adorei conhecer um pouquinho dessa rua linda, queria estar passeando por aí agora… E as fotos estão super bacanas também, qual programa de tratamento você usa para ajustar as cores?
Beijos!
Oi Lídia, eu uso o Lightroom, vc conhece? É um software da Adobe específico para tratamento de fotos. Fico feliz que você esteja gostando das fotos. Passei muito tempo sem fotografar e estou desenferrujando agora. Beijos!
Parabéns meus queridos sobrinhos, continuem a nos fornecer imagens magníficas e muuuuuuuuita informação cultural. Abraços e beijos diretamente de Niterói a 40 graus, eheheh…..
Obrigada, Paulo! Pode deixar que eu vou compartilhando as informações e fotos por aqui. Beijos!
Não conheço, vou dar uma pesquisada! Eu não entendo nada de fotografia, queria algum que fosse fácil de mexer apenas para dar uma melhorada nas cores mesmo… Obrigada pela informação!
:*
Que lugar lindo! Eu fiquei particularmente interessada no tal Museu de uma Rua, sempre tive curiosidade em saber como as pessoas moravam em outras épocas e em outros lugares diferentes de onde cresci, sabe? Tô adorando saber mais sobre Kiev (a internet é mesmo maravilhosa, né? nunca imaginei que fosse ler um blog de uma pessoa que mora num lugar tão distante)!
Oi Bárbara! Uma rua que tem um museu sobre ela merece muito a visita neh. E vc acredita que eu ainda não visitei esse museu? Estou deixando pra ir lá quando tiver visitas em casa. Pois é, a internet pode ser fascinante e a cidade é muito legal, então achei que valia muito a pena apresentá-la para as pessoas. Espero que vc continue acompanhando as minhas descobertas. bjs.
que maravilha de post. cada dia que passa você instiga mais os seus amigos a te visitar! 😉 hahahha
as fotos estão belíssimas mesmo.
e aproveito pra perguntar: qual é a religião predominante por aí?
bisous
Poxa, venha me visitar mesmo! Que bom que curtiu as fotos, estou meio que começando a fotografar do zero de novo.
Bom, a religião predominante é o cristianismo ortodoxo segundo a internet. Mas eu tava conversando com o Lirou essa semana e ele disse que muitas pessoas têm se declarado sem religião, mas não sei onde ele viu isso. Teria que pesquisar melhor.
Beijos.
[…] já havia feito um post sobre a Andriyivsky Uzviz que é visita obrigatória para quem vem à Kiev, já que é uma das ruas mais antigas da cidade. […]
[…] na Andriyivsky Uzviz, é uma ótima opção para quem está passeando por ali. Ele fica um pouco depois da igreja de […]
[…] A foto que abre o post é da igreja de Santo André que fica na Andriyivsky Uzviz ou Ladeira de André, uma rua charmosíssima cheia de restaurantes, galerias, museus e a feirinha que acontece todo fim de semana, onde você pode comprar sua lembrancinha da Ucrânia. Abaixo um exemplo de souvenir que demonstra o lado bem humorado do ucraniano. É nessa rua que fica a casa onde morou o escritor Mikhail Bulgakov e hoje funciona um museu dedicado a ele. Se quiser saber mais sobre essa rua é só clicar aqui. […]
Alessandra, seu blog é sensacional! Dicas anotadíssimas 🙂
Obrigada, Alessandro!
[…] e trabalhou como médico aqui antes de se estabelecer em Moscou. A casa onde ele morou fica na Andriyivsky Uzviz e foi transformada em um museu dedicado ao […]
❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
🙂